Estafeta Chamada para os Jogos de Quelfes tem início na próxima quinta feira

Tem início na próxima quinta feira, 7 de janeiro, a II Estafeta Chamada para os Jogos, que marca o arranque da 7ª edição dos Jogos de Quelfes. A iniciativa conta este ano com a participação de 20 concelhos do Algarve, Alentejo e Espanha. A II Estafeta Chamada para os Jogos 2016 tem início em Olhão, no dia 7 de janeiro, pelas 09h15, na Escola EB1 de Marim, simbolizando a origem dos Jogos de Quelfes nas terras de Marim, no coração da Ria Formosa, e termina em Ayamonte, a 18 de fevereiro, numa distância total de cerca de 1000 quilómetros.
2016-002-chamda-jogos-de-quelfes-01
A estafeta é uma corrida, envolvendo a transmissão de um testemunho, contendo uma mensagem dirigida a alunos e professores, realizada no início de cada edição dos Jogos, com o objetivo de percorrer as escolas do 1.º Ciclo dos concelhos participantes, promovendo o Olimpismo enquanto filosofia de vida e repositório civilizacional de grande importância pedagógica.
2016-002-chamda-jogos-de-quelfes-032016-002-chamda-jogos-de-quelfes-04Em ano olímpico, Olhão, São Brás de Alportel, Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Odemira, Almodôvar, Castro Verde, Mértola (freguesia de São João dos Caldeireiros), Alcoutim, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte (Espanha), irão acolher a Estafeta Chamada para os Jogos, visitando as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e envolvendo as autarquias, bem como as diferentes comunidades escolares, numa jornada épica, a pé e de bicicleta, desde a EB1 de Marim, até ao seu encerramento, já no outro lado da fronteira, em Ayamonte, um dos sete concelhos organizadores dos VII Jogos de Quelfes.
Ana Cabecinha, atleta olímpica e referência do atletismo nacional, será uma das primeiras estafetas, estando prevista a participação de outros atletas nacionais e internacionais, olímpicos e paralímpicos, ao longo das diversas etapas desta iniciativa.
Os VII Jogos de Quelfes irão decorrer entre os dias 9 e 23 de abril, em diversas instalações desportivas dos concelhos de Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.
Os Jogos de Quelfes são um movimento que se dedica à promoção da dimensão humanista do Olimpismo. Este movimento é superintendido pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes, que desenvolve o seu trabalho em Portugal através da Associação Jogos de Quelfes Portugal, colaborando assiduamente com os movimentos Olímpico e Paralímpico.
Os interessados podem acompanhar o desenvolvimento da II Estafeta Chamada para os Jogos, bem como toda a edição de 2016 da iniciativa, através da página do Facebook dos Jogos de Quelfes.
fonte: Municipio de Olhão

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *